Institucional
O Terminal de Grãos do Maranhão
Tegram surgiu a partir do processo licitatório de 4 lotes localizados na poligonal do Porto do Itaqui em São Luís-MA com a finalidade de operar granéis sólidos agrícolas e derivados onde as empresas vencedoras, tinham por obrigação conforme edital de licitação constituir um Consórcio de Empresas com o propósito de administrar uma área comum que contempla os ativos inerentes aos embarques marítimo e recepção ferroviário. As empresas vencedoras foram lote 1 Terminal Corredor Norte (TCN) (JV Nova Agri e CHS), Lote 2 Viterra Logística e Terminais Portuários, Lote 3 Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e Lote 4 Amaggi, Loiuis Dreyfus e Zen-Noh Grais que formam a ALZ Grãos.
Cada terminal, possui um armazém com capacidade estática de armazenagem de 125 K/Tons totalizando 500 K/Tons em toda estrutura do TEGRAM
Missão
Assegurar uma operação portuária de excelência, no segmento de graneis sólidos vegetais buscando alavancar o crescimento deste setor e atendendo as necessidades de seus clientes, com foco no crescimento e desenvolvimento do Corredor Norte do Brasil.
Visão
Ser reconhecida no Brasil como referencial e modelo de eficiência em integração das operações portuárias de granéis.
Valores
1. A VIDA é nosso foco. Produtividade com SEGURANÇA em
primeiro lugar sempre;
2. Cuidar e desenvolver as PESSOAS que ajudam a construir a empresa;
3. Com RESPEITO e INTEGRIDADE garantimos a satisfação de nossos CLIENTES;
4. MELHORIA dos nossos PROCESSOS para SUPERAR
DESAFIOS e atingir nossos objetivos;
5. A SIMPLICIDADE no agir e MOTIVAÇÃO da equipe garantem resultados de forma rápida e consistente;
6. Contribuir com a PREVENÇÃO da poluição e a PROTEÇÃO do meio ambiente;
Além do Consórcio, foi constituído uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) de operador portuário que disponibiliza mão de obra para as atividades de recebimento ferroviário e expedição marítima de granéis sólidos (soja, milho e farelo), e o início de suas operações representou um marco logístico para o Brasil. Atualmente o Tegram é considerado uma referência entre os terminais de granéis sólidos do Brasil.
Na primeira fase do projeto estimou-se a movimentação de 5 milhões de toneladas de granéis utilizando apenas um berço de atracação. Em sua segunda fase, com mais um berço e carregador de navios, o Terminal operou mais de 15 milhões de toneladas de grãos (em 2023).