No dia 30 de janeiro de 2025, tivemos a Publicação Oficial do Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I, com repasse de Financiamento para bolsas de Estudo entre o Consórcio TEGRAM – ITAQUI e a FAPEMA mediante Processo Administrativo SEI N° 2024.240202.05713, publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão.
O presente acordo de parceria para PD&I tem por objeto a cooperação técnica e científica entre os parceiros para o apoio ao Programa de Formação de Jovens em Inovação Tecnológica. O Programa Jovem Tech é uma iniciativa conjunta do Governo do Maranhão, onde o Consórcio TEGRAM -ITAQUI ganhou espaço como Parceiro, efetivando seu compromisso com o sucesso de Jovens Pesquisadores na Área Portuária.
Histórico
O Consórcio TEGRAM Itaqui, em parceria com o Conselho Consultivo do Porto Itaqui, aderiu de forma voluntária ao Programa Jovem Tech, firmando parceria com a FAPEMA através de repasse financeiro para subsídio de formação de bolsistas, ao mesmo tempo que contemplou a participação de iniciativa privada em ações integradas ao Poder Público.
O Programa Jovem Tech, se originou de uma Parceria entre a FAPEMA, Grupo Mateus, Governo do Maranhão, Porto do Itaqui e Pulse, consistindo em um Programa de Formação de Profissionais em Inovação e Tecnologia, supervisionados, com a objeção de integração dos bolsistas ao ambiente de trabalho real, proporcionando o aprimoramento das competências essenciais para o exercício das atribuições dos profissionais de Tecnologia da Informação.
A inserção do Consórcio TEGRAM Itaqui no programa, iniciou em intermédio do Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I com repasse de recursos entre TEGRAM e FAPEMA. A Adesão ao Programa, configurou ainda na origem do Plano de Trabalho, para atendimento legal do Programa Porto
do Futuro, oriundo do Convênio 001/2022 EMAP/FAPEMA. Tornando-se possível de tal modo a efetivação da Parceira mediante publicação dela no Diário Oficial do Estado – DOEMA, em 30 de janeiro de 2025.
O Acordo de parceria para PD&I vigerá pelo prazo de 1 (um) ano, a partir de 22/01/2025, podendo ser prorrogado por meio de termo aditivo por tempo igual, mediante a apresentação de justificativa técnica, com as respectivas apresentações do Plano de Trabalho. O Programa Jovem Tech obteve ainda, aceite e inserção de Outros Parceiros, e promete desenvolver tecnologias sustentáveis para as Operações Portuárias.